Federação Catarinense de Handebol















 










 


Fechar [ X ]
Aguarde...

 
COPA SANTA CATARINA 2018 SERÁ REALIZADA NO PERÍODO DE 05 a 08 DE JULHO.
Nº Visitantes: 2082169
Contatos  
 

LINKS ÚTEIS

Escola Nacional de Esportes
CBHb
IHF
Fesporte
CED/SC
TJD/SC
Mapa de Distâncias/SC
Confira o Tempo - INMET
 
 

RECADOS

 
Claudia da Cruz
Itajaí - SC
07/06/2018 09:43:46
Olá, eu gostaria de saber se tem alguma peneira de handebol em Santa Catarina,sempre joguei e quero voltar a jogar. Me avisem qualquer coisa. Obrigada!...


 
 
 

NOTICIAS

Pai e filha unidos pelo handebol


Data / Hora:  08/09/2011 15:58:48
Fonte:  Jornalista Alvaro Roberg
  Clique na imagem para ampliar
Palma Sola – Com 24 anos de experiência na arbitragem do handebol de Santa Catarina e do Brasil, Nelson Pereira Matias (48), o Nelsinho, sentiu em Palma Sola, na Etapa Regional Oeste da Olimpíada Estudantil Catarinense – Olesc, uma das maiores emoções de sua vida. É que no confronto entre as equipes femininas de Seara x Tunápolis o árbitro com quem fazia dupla era sua filha Bruna Maraschin Matias (21), que há dois anos pertence ao quadro de arbitragem da Federação Catarinense de Handebol. É maravilhoso, disse Nelsinho.
Ele lembra que começou na arbitragem do handebol numa etapa regional da primeira edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina – Jesc, realizado em Guarujá do Sul, em 1987, a convite do então chefe de Difid, Vitélio Jacinto Daniel.

Até então, Nelsinho era atleta da equipe de handebol de São José do Cedro, onde disputou várias competições regionais e estaduais. 
Professor estadual há 16 anos na escola básica Elza Macedo, em Guarujá do Sul, em 1998 ele ascendeu à categoria nacional. Desde então tem contribuído com a arbitragem nacional em diversos eventos importantes. 

Ele já atuou em seis edições dos Jogos Universitários Brasileiros, Copa do Brasil, Liga Nacional e ainda no mês passado fez parta do quadro de arbitragem do Campeonato Brasileiro de Equipes, realizado em Boa Esperança PR.
Já sua filha, Bruna, apesar de bem jovem, tem uma identificação muito grande com o handebol. Ela iniciou na modalidade com apenas nove anos, quando começou a freqüentar a escolinha do professor Marcos, em São José do Cedro, município que defendeu até seus 15 anos, e onde conquistou em duas oportunidades o título estadual que lhe oportunizou participar de duas edições dos Jogos Escolares em Brasília, em 2004, na equipe de 12 a 14 anos e em 2005, na categoria 15 a 17 anos.

Com 16 anos, a convite do técnico Alexandre Schneider, ex Seleção Brasileira, se transferiu para Concórdia, onde disputou o Campeonato Brasileiro Juvenil, Brasileiro Junior, e em duas edições participou da Liga Nacional, maior competição do handebol brasileiro.
A partir de 2008, Bruna se tornou acadêmica do curso de Educação Física da UNC, e começou a auxiliar em competições municipais, onde manteve seu primeiro contato com “o apito”. Desde então “tomou gosto pela arbitragem”, e em 2009 passou no curso promovido pela FCHb.
 
Ainda no nível estadual ela sonha alto, e pensa em se tornar brevemente em árbitro nacional e posteriormente chegar a graduação internacional, como vários catarinense que já estão neste nível.
Nelsinho lembra que na sua época teve que aprender “tudo na marra”, e que procura passar para Bruna toda a tranqüilidade possível. Ele reconhece que sua filha já adquiriu muito conhecimento através de cursos de ótima qualidade que lhe transferiram noções de atuar em várias situações de jogo e conseqüentemente muita bagagem.
Já Bruna disse que “aproveito a experiência do pai para adquirir as coisas boas e aprimorá-las”. A dupla, que foi bastante elogiada por sua atuação, deve ser aproveitada em outros jogos do regional e posteriormente em outras competições.
 
OUTRAS NOTÍCIAS
 

PARCEIROS

361
MASCOTINHA
 
 

NEWS LETTER

 
Cadastre-se e receba nossas notícias semanalmente em seu email.
Nome:
Email:
 
 
 
 
  [indique-nos] [comunicar erros]  
FEDERAÇÃO CATARINENSE DE HANDEBOL - FCHb
Rua: Julio Boppré, 2326
Tubarão/SC - Oficinas - 88.702-360
E-mail: fchb@fchb.com.br - Novo Telefone: (48)9624.1068
Desenvolvimento de Sites